A Disciplina de Urologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) segue na vanguarda da inovação com seu Programa de Residência Médica, tornando-se a primeira no Brasil a oferecer treinamento em cirurgia robótica.
Seis residentes do Programa de Residência Médica em Urologia em 2022 foram recentemente reconhecidos e certificados em cirurgia robótica pela Sociedade Brasileira de Urologia. Eles receberam seus diplomas durante a XVII Jornada Paulista de Urologia, realizada em São Paulo, no último mês de maio. Os residentes certificados são Vinicius Luiz Menezes Jesus, Kauy Victor Martinez Faria, Manuela Horta Penna, Rafael Nascimento Vilares, Romulo Sobreira Nunes e Guilherme Gentile.
Segundo o Professor William Nahas, Chefe da Disciplina de Urologia da FMUSP, Presidente do Conselho Diretor do ICesp e Diretor da Clínica de Urologia e Transplante Renal do HCFMUSP, esta certificação representa a dedicação da FMUSP em oferecer treinamento urológico abrangente, incorporando as mais tecnologias avançadas na especialidade em todo o mundo.
O impacto na carreira dos residentes será grande, pois eles terão a oportunidade de exercer a urologia em toda a sua extensão no Brasil e serem reconhecidos como urologistas com formação completa internacionalmente. Eles também podem buscar outras subespecializações como bolsistas clínicos ou de pesquisa, se desejarem.
O programa de formação em cirurgia robótica foi lançado pela Disciplina de Urologia em 2022. O programa inclui formação teórica e prática com acesso à tecnologia robótica e a um simulador. Os treinamentos acontecem no Instituto Central do Hospital das Clínicas e no Instituto do Câncer do complexo HC-FMUSP.
“A parceria entre esses institutos nos permite oferecer aos residentes de urologia uma formação única e essencial para a especialidade”, afirma o Professor Marcos Gianetti Machado, supervisor do curso de Urologia do HCFMUSP.
A iniciativa pioneira do Programa de Residência Médica em Urologia da FMUSP destaca seu compromisso com o avanço no atendimento ao paciente e na educação médica, consolidando sua posição como líder em inovação urológica no Brasil.